Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

SUNEATERS / CONSTRUÇÃO DE ROBOTS

 

OBJECTIVOS
Nesta sua passagem por Portugal integrada no festival EME 08, Carsten irá realizar um workshop de construção de Suneaters. Estes pequenos seres são entendidos à letra como "sorvedouros de luz". São constituídos basicamente por um pequeno painel  foto-voltaico, entendido vulgarmente como "painel solar" que absorve a energia luminosa (natural ou artificial) e a transforma em pequenas quantidades de energia. Em função da imaginação de cada, essa quantidade de energia (volts) pode ser transformada em som ou em movimento, dependendo das opções de construção que cada pessoa quiser escolher. Para além do prazer lúdico que proporciona, este workshop é também um campo aberto à construção de "animais de estimação" que podem ser instalados em ambientes n aturais ou artificiais, como jardins ou salas de estar.

 

CONTEÚDOS
Noções básicas de electricidade e de componentes electrónicos analógicos.
Funcionalidade dos diversos materiais a utilizar. Painéis solares, components analógicos vulgares, altifalantes-piezo, motores de baixa voltagem, etc.
Potencialidades e "expressividade" de cada elemento.
Como soldar. Construção individual de robots.

 

FORMADOR
CARSTEN GOERTZ (Alemanha)
Tem 26 anos de vida e entende-se a si próprio como um "homem ocupado" em design e "motion".
Acabou os estudos de produção multimédia em 2002. Trabalhou na SAE de Colónia como supervisor e professor de Director, Flash, php/mySql, 3d-modeling e animação. Ainda em 2002, criou a revista online "yugen.de" que se viria a transformar numa comunidade artística de autores, músicos, dj's e onde se incluía o  "randerscheinungen", um conceituado ensemble de performance/teatro.
Desde então, tem-se envolvido nas mais diversas criações, tendencialmente orientadas para a interdisciplinaridade e para a colaboração inter-media, sendo inúmeros os projectos em que tem colaborado. Contam-se: responsável pela secção de design, animação e conteúdos interactivos –rekordesign- na rekorder ™ network, dj/vj no colectivo de drum'n'bass de Colónia "tator", visuais e design de iluminação no projecto Pluramon de Marcus Schmickler com Julie Cruise, e ainda concertos pontuais e festivais internacionais com Marcus S. e um conjunto de outros criadores entre os quais se incluem, Harald Sack Ziegler, Vitor Joaquim, Gerriet K. Sharma, Dirk Specht, etc.
Desenvolve ainda trabalho regular como professor dando workshops e seminários sobre design e performance audiovisual em diversas escolas (Heinrich-Heine-University Düsseldorf, restart (Lisbon/Portugal), Institut für Musik und Medien / IMM, Swedish, School of Textiles Boras (Sweden), Academy of Media Arts Cologne / KHM, FH Kiel)
Tem em mãos desde há algum tempo, o trabalho alargado de concept design e programação para as novas máquinas fotográficas da Nikon, com saída prevista para o mercado em 2010. Para mais detalhes, impossíveis de incluir nesta breve biografia, aconselha-se uma visita séria à sua página web- www.yugen.de.

 

HORÁRIO
(24 horas)
29, 30 Set + 1 Out _ 10h-17h
2, 3 Out _ 10h-13h

 

LINKS
www.yugen.de
www.myspace.com/farncc
www.emefestival.org